segunda-feira, 27 de abril de 2009

A morte lhe cai bem

Sempre fui fã de seriados de TV, e há algum tempo venho elegendo novos títulos para acompanhar. O processo tem sido o mesmo: vou até uma livraria escolho um box, compro e depois começo a ver aqueles CD´s todos. Além do clássico "Barrados no Baile" que estou sempre revendo, descobri através da indicação de um amigo uma produção da HBO, "A Sete Palmos".

A série "Six Feet Under", conhecida no Brasil como "A Sete Palmos", foi aclamada pela crítica internacional e ganhou destaque na mídia. O primeiro episódio foi transmitido nos Estados Unidos em 3 de junho de 2001 e, após 5 temporadas, encerrou-se em 21 de agosto de 2005.
Na série, criada por Alan Ball, Peter Krause é Nathaniel ("Nate") Fisher Jr., filho do dono de uma funerária que relutantemente se torna sócio do negócio da família com o seu irmão David, estrelado por Michael C. Hall. A família Fischer também inclui a mãe Ruth (Frances Conroy) e a irmã Claire (Lauren Ambrose). Soma-se em torno da família o assistente da funerária, o amigo Federico Diaz (Freddy Rodriguez), a namorada e eventual esposa de Nate chamada Brenda Chenowith (Rachel Griffiths), e o namorado (e eventual marido) de David, o polícial Keith Charles (Mathew St. Patrick).

Toda a trama se densenvole em torno do mundo da Fisher & Sons Funeral Home, uma fictícia empresa funerária situada em Los Angeles. O seriado expõe dramas convencionais a todas as famílias, lidando com assuntos como infidelidade, homossexualidade e religião. Ao mesmo tempo, aborda de maneira peculiar e sobre outro prisma o tópico da morte, explorando seus múltiplos níveis (pessoal, religioso e filosófico). Cada episódio inicia-se com uma morte - e, naturalmente, de um "cliente" da funerária. Esta morte geralmente dá o tom de cada episódio, permitindo aos personagens reflectir sobre suas vidas e infortúnios, de forma iluminados pela morte e suas conseqüências. Não tem nada de terror ou sangue em excesso, pelo contrário, é extremamente dramático e forte.

Confesso estar completamento interessado em acompanhar todas as temporadas dessa história tão criativa e densa, neste momento faltam dois episódios para concluir a primeira. Ainda bem que terei mais quatro box para devorar.


Nenhum comentário: