terça-feira, 26 de outubro de 2010

Corpo e alma - a liberdade em estado puro

A convite de uma amiga, ontem fui assistir a uma sessão comentada do filme "Beleza Americana" com o escritor Fabrício Carpinejar. Eu já havia assistido ao filme, mas não daquela forma. A película mexeu comigo de uma maneira singular. Depois teve toda aquela discussão sobre o que a alma quer e o que o corpo quer. A velha conhecida guerra entre corpo e alma.
A alma seria tudo aquilo que fazemos com paixão e o corpo tudo aquilo que necessitamos para viver em sociedade (alimento, dinheiro, casa, carro, imagem). Tenho a impressão que a maioria das pessoas vive com o corpo e não com a alma, inclusive eu. Nós a empurramos lá para o fundo do nosso ser e dizemos: "Não saia daí!"
A maioria das escolhas que fizemos na vida são para contentar, agradar e suprir expectativas, não a nossa, mas de quem nos cerca. As pessoas esperam coisas de nós o tempo inteiro e vamos dando isso a eles sempre que possível, quase que o tempo inteiro.
Pode parecer que estou sendo dramático, mas esta é a pura realidade. Quem nesse mundo não tem um desejo, uma vontade, um sonho, guardados lá dentro de si. Aquela coisa que eventualmente nos passa na cabeça e dizemos em auto-boicote:"Que bobagem, isso nunca aconteceria, isso não é possível."Respiramos fundo e seguimos com a vida.
Quantas pessoas tem coragem de mexer, de sacudir, de balançar a sua vida em busca dessa voz que está lá dentro? Quem consegue dar um passo adiante? Quem consegue virar o jogo? Quem consegue mudar as peças no tabuleiro?
Alguns tem a coragem de fazer aquilo que realmente querem de suas vidas, apesar de serem rotulados de doidos, mas sentem aquilo que quase nenhum ser humano consegue: liberdade. A liberdade em seu estado puro.

Nenhum comentário: