sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Vilões!




Hoje é sexta-feira, dia de pensar em assuntos leves, no final de semana, na turma de amigos, no tempo livre (quase inédito!). Mesmo assim, o fantasma dos personagens ainda ronda meus pensamentos. Não me refiro àqueles básicos que todos nós vivemos no dia-a-dia pela simples tentativa de não termos nossas fragilidades e defeitos tão expostos. Penso naqueles que são usurpadores, ambiciosos, mesquinhos, ardilosos e, principalmente, ruins.

Com o passar do tempo vou percebendo que os vilões realmente não existem somente nas novelas. Eles povoam nossa vida por entre as sombras (às vezes, nem tanto), mostrando-se nos mais diversos lugares: na rua, no trabalho, no supermercado, em nossa casa. E, o pior, é quando você entende que “precisa” desses vilões, porque eles controlam ou, ao menos, influenciam as decisões que podem afetar sua vida. Eu não me rendo a eles nunca! Os observo, os entendo, fico na espreita, sempre atento.

É difícil entender o que se passa na cabeça dessas pessoas, o que as move e como deitam a cabeça no travesseiro à noite e conseguem dormir. Posso parecer ridículo, mas sou bom por natureza. Fazer o bem me renova a alma, me deixa realmente realizado como ser humano. Não foram poucas às vezes em que fiquei mais feliz por ter feito um bem a alguém do que a mim mesmo. Tento ser correto, honesto e justo sempre (claro que falho). Mas, tem uma coisa que me difere dos mocinhos do cinema e da TV, tenho sangue nas veias e também sei ser impetuoso. Sei gritar, sei dizer às coisas que penso, sei brigar pelas coisas que quero, sei bater de frente com esses seres do mal.

Confesso que os vilões do cinema e das telenovelas são bem mais charmosos que os mocinhos. São inteligentes, sagazes, persuasivos, tem um brilho forte no olhar e quando são belos, são de matar (literalmente)! E, por falar em charme, teve uma vilã das telenovelas brasileiras que soube tê-lo como ninguém: Laura Prudente da Costa (o nome é algo...hehehe). A atriz Cláudia Abreu deu vida a essa personagem em “Celebridade” de forma magistral, era impossível não sentir vontade de vê-la em cena repetidamente.

Em contrapartida, quando os vilões estão fora das telas, são asquerosos e não oferecem nenhum atrativo, nenhuma beleza. A única coisa que posso pensar é que aqui se faz, e aqui se paga. Pessoas que tem uma índole ruim, uma “vibe negativa”, só irão atrair para si o mesmo. Podem ter certeza que no final, de alguma forma, o bem sempre vence.


Um final feliz a todos!

Nenhum comentário: